sábado, 17 de setembro de 2011

O QUE OFERECER QUANDO NADA SE TEM?


O QUE OFERECER QUANDO NADA SE TEM?

“Porque qualquer que pede recebe; e quem busca acha; e a quem bate abrir-se-lhe-á. (Lucas 11:10)”

Em Atos capítulo 3 encontramos Pedro e João juntos, se dirigindo ao templo à hora nona para orar. E na porta do templo era colocado ali um homem coxo de nascença para pedir esmolas aos que entravam.
A prática da mendicância era comum nas famílias em que se encontrava algum doente ou defeituoso de nascença. Estes eram deixados à margem do caminho ou á porta de entrada de locais públicos com o fim de conseguir alguns trocados. Ao mesmo tempo era ensinada a prática de acudir ao necessitado, de estender a mão ao que pede, de dar.
Hoje ainda vivemos esta triste realidade em função da precária situação econômica em que muitas famílias vivem.
Há aqueles que estão enfermos, impossibilitados de trabalhar, por isso se vem obrigado a mendigar para conseguir o sustento. Também há quem já ouviu de crianças que esmolam enquanto os pais aguardam o final do dia para receber o dinheiro granjeado pelo pedinte. Estamos vivendo em tempos que a mentira e o engano têm crescido e talvez por isso também a Palavra nos afirma que o amor se esfriaria.
Mas a experiência que nos levou ao encontro de Jesus, também leva à transformação de nossas vidas. Pedro e João eram simples pescadores que foram tocados pelo Senhor e transformados pelo poder do Espírito Santo.
Aparentemente nossas vidas pode não mudar em termos econômicos ou financeiros assim como a dos discípulos que ao serem requeridos uma esmola, eles deixaram claro que não tinham ouro ou prata para oferecer.
Eles disseram àquele homem: “olha para nós”.
Eles não deixaram de atentar para o pedido daquele coxo, nem desviaram do seu caminho ou procuraram se desfazer rapidamente daquela situação com alguma resposta impensada. Antes, eles pararam... fixaram seus olhos na miséria em que se encontrava aquela pessoa para então oferecer algo que realmente pode mudar a circunstância de uma vida.
Quantas vezes eles mesmos passaram por aquele homem sem poder fazer nada. Quantas vezes eles ouviram o mesmo pedido.
Agora era diferente, eles continuavam os mesmos homens, mas JESUS transformara o seu ser e deu-lhes vida abundante, vida do Espírito de Deus, por isso eles puderam dar áquele homem coxo o que eles tinham... vida com Deus, saúde e restauração em nome de Jesus.    
Só Jesus pode mudar a situação em que vivemos e transformar nossas vidas.
Só Jesus pode fazer de nossas vidas canais da benção de Deus aos homens.
Só Jesus pode tornar-nos manancial onde as pessoas, olhando para nós encontrarão vida abundante.
Que Jesus faça da minha e da sua vida, um canal de resposta para saciar a sede e fome daqueles que pedem e buscam,  e que encontrem em nós a presença de Deus, a fonte de vida.
Edson Roberto Barban

Nenhum comentário:

Postar um comentário