sábado, 9 de janeiro de 2010

MARCADOS PELA GLÓRIA DE DEUS


Marcados pela presença de Deus

Glória é a plenitude de Deus, e é um assunto muito elevado para nossas mentes finitas. Contudo, conhecemos em parte.
Quando Deus dá Sua glória, dá a Si próprio. Ele não se divide em partes - ninguém recebe uma parte, mas tudo. Aquele que recebe o Seu amor, também ganha a Sua misericórdia, Sua santidade, e Sua força. Aquele que recebe a Sua misericórdia também ganha o Seu amor e tudo mais do que se constitui a plenitude de Deus.
Esta é a glória de Deus: o fato de Ele se dar em plenitude e nunca parcialmente. E os que buscam a glória de Deus, têm de entender que Deus verdadeiramente deseja dar-Se para nós, o que significa que deseja que participemos de Sua plenitude.

Estamos a 25 dias do nosso Congresso de Louvor cujo tema é Marcados por tua Glória .Se colocarmos em outras palavras isto quer dizer Marcados pela presença de Deus ou Marcados pela plenitude de Deus.
Deus deseja dar-se em sua plenitude a aquele que o busca de todo coração.

João 17:10
“todas as minhas coisas são tuas, e as tuas coisas são minhas; e neles sou glorificado”.
Há um relacionamento intimo entre o Filho e o Pai, entre Jesus e o Deus todo poderoso que não o compreendemos totalmente, mas que o próprio Jesus disse que queria repartir conosco este relacionamento, esta glória.
Sabemos tão pouco da Sua glória. Só raciocinamos em termos de força e esplendor cósmicos. Somos tão alienados em relação ao real significado da glória de Deus; nem mesmo compreendemos o que Jesus quis dizer ao declarar: "...neles, eu sou glorificado" (verso 10).
Você sabia que a glória de Deus está sobre sua vida agora?
Significa que Ele confirma que habita em nós em toda Sua plenitude divina. Não possuímos apenas uma fatia da Sua plenitude - somos completos nEle. Possuímos em nós tudo o que Ele é! Quando vem nos habitar, Ele vem em toda a Sua glória, Seu poder, majestade, santidade, graça e amor. Recebemos a glória de um Cristo pleno e completo. Um Senhor com todos os Seus atributos gloriosos.
A glória de Deus é uma revelação da natureza e do seu caráter.
Você pode recordar que no Antigo Testamento Moisés teve literalmente um vislumbre da glória de Deus. Antes disso, o Senhor havia enviado Moisés sem nenhuma explicação sobre Si próprio além das palavras "EU SOU".
Mas Moisés queria saber algo mais de Deus. Então pleiteou junto a Ele:
Ex. 33:18 "Senhor, mostra-me tua glória."
Havia em Moisés o desejo da presença de Deus.
Deus respondeu levando Moisés à parte e colocando-o na fenda de uma rocha. Então, as escrituras dizem que Ele revelou-se para Moisés em toda Sua glória : "E, passando o Senhor por diante dele, clamou : Senhor, Senhor Deus compassivo, clemente e longânimo, e grande em misericórdia e fidelidade; que guarda a misericórdia em mil gerações, que perdoa a iniquidade, a transgressão e o pecado" (Êxodo 34:6-7).
A maneira que Deus quer que conheçamos Sua glória é através da revelação do Seu grande amor pela humanidade.
Ver Sua glória muda a nossa maneira de viver! Afeta nossa fisionomia e nosso comportamento, nos transformando de "glória em glória," fazendo-nos mais como Ele. Cada nova revelação do Seu amor e misericórdia traz mudança sobrenatural.
Malaquias 4: 18 ” Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor.”
Acredito que esta é a única forma para ocorrer mudança duradoura é ter a revelação de Deus. E Deus tem nos dado esta revelação dEle em Jesus.
Ver a glória de Deus também muda o nosso relacionamento com os outros. Paulo diz a igreja de Efésios, "Vocês viram e experimentaram a glória de Deus. Agora, pois, sejam reflexo desta glória para os outros !" "Antes sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus em Cristo vos perdoou." (Efésios 4:32).
As "marcas da presença de Deus" determinam quem eu sou como cristão. Somos identificados e reconhecidos pela nossa maneira de SER e AGIR.
Marcas da presença de Deus em Moisés Êxodo 34:6-9
“Tendo o Senhor passado perante Moisés, proclamou: Jeová, Jeová, Deus misericordioso e compassivo, tardio em irar-se e grande em beneficência e verdade;que usa de beneficência com milhares; que perdoa a iniqüidade, a transgressão e o pecado; que de maneira alguma terá por inocente o culpado; que visita a iniqüidade dos pais sobre os filhos e sobre os filhos dos filhos até a terceira e quarta geração.
Então Moisés se apressou a inclinar-se à terra, e adorou, dizendo: Senhor, se agora tenho achado graça aos teus olhos, vá o Senhor no meio de nós; porque este é povo de dura cerviz; e perdoa a nossa iniqüidade e o nosso pecado, e toma-nos por tua herança.”

João 8: 7 Jesus diante da mulher pega em adultério e dos que a acusavam disse “Aquele dentre vós que está sem pecado seja o primeiro que lhe atire uma pedra.”

Quando temos a presença de Deus em nossa vida reconhecemos a misericórdia do Senhor, sua longanimidade, seu amor e seu perdão.
Colocamos nosso coração na miséria dos outros, reconhecemos o pecado e passamos a interceder pelos outros e por nós mesmos.

I Cor. 10: 12 “Aquele, pois, que pensa estar em pé, olhe não caia.”
Marcas da presença de Deus em Isaías

Isaías 6: 5
“Então disse eu: Ai de mim! pois estou perdido; porque sou homem de lábios impuros, e habito no meio dum povo de impuros lábios; e os meus olhos viram o rei, o Senhor dos exércitos!”

Isaías no capitulo 5 : 3-7 traz a ilustração da vinha do Senhor, uma vinha que plantada, esperava-se que desse uvas boas, mas produziu uvas bravas.
É o contraste das obras do Espírito e as obras da carne.

E Isaías começa na seqüência a dizer os aís, declarações de julgamento, contra seis tipos de pecado: cobiça, embriagues, zombaria e descrença, corrupção moral, arrogância e orgulho, perversão da justiça.

Mas quando ele se depara com a Glória de Deus ele descobre o sétimo pecado e reconhece que ele próprio esta incluído.
Isaías 6:5 “Ai de mim! pois estou perdido; porque sou homem de lábios impuros, e habito no meio dum povo de impuros lábios “

A Glória do Senhor, a presença do Senhor nos faz reconhecer o pecado que nos rodeia, nossa própria imperfeição e impureza. Isaías reconheceu em seu falar a impureza e as conseqüências de ver Deus face a face.

Tiago: 3: 2 “Todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça em palavra, esse é homem perfeito, e capaz de refrear também todo o corpo.
6 A língua também é um fogo; sim, a língua, qual mundo de iniqüidade, colocada entre os nossos membros, contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, sendo por sua vez inflamada pelo inferno.
8 mas a língua, nenhum homem a pode domar. É um mal irrefreável; está cheia de peçonha mortal.
9 Com ela bendizemos ao Senhor e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus.
10 Da mesma boca procede bênção e maldição. Não convém, meus irmãos, que se faça assim.
Marcas da presença de Deus em nós.
João 1:14 “E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade; e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai.”
1. Ser filho de Deus
João 1:12 “Mas, a todos quantos o receberam, aos que crêem no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus;”
Vida com Deus - João 15:4 e 5
“ Permanecei em mim, e eu permanecerei em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não permanecer na videira, assim também vós, se não permanecerdes em mim. Eu sou a videira; vós sois as varas. Quem permanece em mim e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.”
2. Ser cheio do Espírito
Atos 11:24 a 26 Barnabé era homem bom, cheio do Espírito e de fé, ele e Saulo reuniam e ensinavam ao povo a palavra.
Efésios 5:18 “E não vos embriagueis com vinho, no qual há devassidão, mas enchei-vos do Espírito,”
O Espírito Santo traz maturidade Espiritual
Gen17: 1 “Quando Abrão tinha noventa e nove anos, apareceu-lhe o Senhor e lhe disse: Eu sou o Deus Todo-Poderoso; anda em minha presença, e sê perfeito;”
É a promessa de Deus a presença do Espírito Santo
João 14: 15 a 17 “Se me amardes, guardareis os meus mandamentos.E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Ajudador, para que fique convosco para sempre a saber, o Espírito da verdade, o qual o mundo não pode receber; porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque ele habita convosco, e estará em vós.”
O Espírito Santo é a presença de Deus em nós.
3 . Ser servo
Filipenses 2 : 5-7 “ Tende em vós aquele sentimento que houve também em Cristo Jesus, o qual, subsistindo em forma de Deus, não considerou o ser igual a Deus coisa a que se devia aferrar, mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, tornando-se semelhante aos homens;”
Hebreus 3: 5 “Moisés, na verdade, foi fiel em toda a casa de Deus, como servo, para testemunho das coisas que se haviam de anunciar;”
Gal. 5:13 “antes pelo amor servi-vos uns aos outros.”
Jesus é Deus, se fez servo, tornando-se semelhante aos homens. Ele esvaziou-se de si mesmo. Moisés se fez servo e a nós a palavra de Deus nos ensia a servir uns aos outros.


Concluindo

A Glória de Deus revela o Seu caráter, sua santidade, a essência do que Ele é.
Há um desejo no coração de Deus e este desejo é revelar sua Glória a nós. É dar-se a nós em sua plenitude.
Diante de sua Glória nos deparamos com nossa realidade, o pecado que nos assedia, e com a graça e misericórdia de um Deus que nos ama profundamente.
Moisés quis conhecer mais da pessoa de Deus, do Seu caráter, seu amor e perdão.
Isaías diante daquele quadro, diante da glória de Deus, rapidamente teve consciência de seu estado e reconheceu seu pecado, e foi perdoado.
Hoje Deus nos dá em Jesus oportunidade se sermos cheios do Seu Espírito de forma que a presença de Deus esteja constantemente em nossas vidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário