sexta-feira, 9 de março de 2012

A ESCOLHA DE NOSSAS AMIZADES




 “Quem tem muitos amigos pode chegar à ruína, mas existe amigo mais apegado que um irmão. “Prv 18:2 

O livro de Provérbios foi escrito por Salomão e seu título significa “comparações”. Nele, encontramos a diferença da vida e das escolhas dos sábios e dos tolos, dos justos e dos injustos,  dos santos e dos impuros. Os dois caminhos estão à nossa frente, e a Bíblia, de maneira muito clara, nos adverte sobre onde iremos parar ao final de cada um deles. Devemos amar indistintamente todas as pessoas,  mas devemos escolher com quem iremos andar. Quem serão os nossos amigos de fato.Encontramos, nas Sagradas Escrituras, que o temor do Senhor e o bom ensino dos pais nos ajudam,  dando sabedoria nas escolhas da vida (Pv 1.7-9). Esse texto nos fala sobre a escolha das amizades. Os apelos do mundo estão gritando por todos os lados,  mas a escolha é nossa. Primeiramente querem seduzir-te, em seguida vem os convites  e, finalmente, os projetos malignos ...embosquemo-nos... lança a tua sorte entre nós....

A sábia Palavra de Deus nos orienta: “Não te ponhas a caminho com eles; guarda das suas veredas os teus pés”. (v.15). Existem ciladas malignas atrás de amizades mundanas (v.17-19).Não é por acaso que o primeiro Salmo da Bíblia e o primeiro capítulo de Provérbios nos alertam sobre as amizades. “Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes o seu prazer está na Lei do Senhor, e na sua Lei medita de dia e de noite” (Sl 1.1-2). Davi escreveu este Salmo e nos mostra que quem busca o Senhor é bem sucedido e feliz, ao contrário do que vive entre más companhias, que, sem segurança, irá perecer no juízo (Sl 1.3-6). Infelizmente, o relacionamento com pessoas que não temem ao Senhor pode nos fazer deixar as responsabilidades do lar e da família desgastando o relacionamento conjugal.  Tanto os solteiros como os casados devem tomar muito cuidado nas escolhas das amizades, das pessoas que freqüentam a sua casa. Às vezes, até mesmo tentando ajudar alguém, corremos o risco de prejudicar o nosso lar ou a nossa comunhão com Deus. Os jovens e adolescentes precisam estar muito atentos quanto às suas amizades. Tanto podem crescer espiritualmente com bons amigos, como podem, até mesmo, se desviar do caminho da verdade devido às más companhias. Não há dúvida de que o nosso melhor amigo é Jesus. Que tal deixá-lo ajudar-nos na escolha de nossas amizades?

 “ O amigo ama em todos os momentos; é um irmão na adversidade.” Prv 17:17


Nenhum comentário:

Postar um comentário